Cabo Verde e as Nações Unidas firmam esta segunda-feira, na Cidade da Praia, uma o novo documento no quadro de cooperação para o período de 2018 a 2022 (Unfad). A reunião tem lugar na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. Nesta reunião, serão validados os indicadores, as linhas de base e resultados alcançados e recursos previstos até 2022, esclarece a Rádio ONU.
O documento a ser assinado constitui um quadro orientador e estratégico da cooperação com o país para os próximos cinco anos. Este plano de cooperação inclui as prioridades estratégicas de desenvolvimento definidas no programa do Governo, no plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Na reunião serão validados os indicadores, as linhas de base, os resultados pretendidos e os recursos previstos até 2022. Serão ainda discutidas as próximas etapas, nomeadamente, os planos conjuntos de trabalho para a sua operacionalização.
O encontro será co-presidido pelo diretor Nacional da Política Externa e pela Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, e o ato de encerramento conta com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.