Cabo Verde teve uma evolução positiva no segundo trimestre deste ano relativamente ao trimestre homólogo, todavia abaixo da média, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas, INE.
O inquérito de conjuntura aos agentes económicos, revela que o clima de negócios é favorável em dois dos setores, particularmente comércio em estabelecimentos e turismo.
Em relação ao comércio, o indicador de confiança sustentou a tendência ascendente do último trimestre, situando-se acima da média da série. No turismo, o Instituto Nacional de Estatísticas, verificou que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos quatro trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo.
No inquérito, os empresários apontaram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos do setor nesse trimestre.
Tanto no comércio em feira, como na construção o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, no entanto, situa-se abaixo da média da série e evoluiu negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2020.
Os empresários no sector de construção apontaram a insuficiência da procura e a falta de materiais, como os principais constrangimentos do setor no segundo trimestre 2021.