O ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, informou que as oitavas eleições autárquicas ficaram marcadas para 25 de outubro.
Segundo o governante, que falou aos jornalistas após uma sessão extraordinária de Conselho de Ministros, a data foi escolhida depois de ouvidos todos os partidos políticos e de se cumprir o preceito constitucional e do Código Eleitoral.
“O Governo de Cabo Verde, através de um decreto regulamentar, marca as eleições autárquicas de 2020 para o dia 25 de outubro. É uma data que vai ao encontro daquilo que é a expectativa da maioria dos partidos políticos que nós ouvimos”, declarou.
Em relação à existência da pandemia da Covid-19 em época de eleições, esclareceu que a data escolhida vai ainda dar tempo para que as estruturas da saúde e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) se prepararem para assegurar que o sufrágio decorra na normalidade.
Foi igualmente mencionado que a CNE e a Direção Nacional da Saúde irão emitir, brevemente, um conjunto de diretivas para que as autárquicas de 2020 decorram em segurança.