Eleições de 20 de março vão acabar com a bipolarização

Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), vencedor das últimas três legislativas e Movimento para a Democracia (MpD), que governou o país durante 10 anos no intervalo de dois períodos de quinze anos de governação dos libertadores, disputam num quadro histórico de completa bipolarização, as eleições legislativas em Cabo Verde, marcadas para 20 de Março.

Janira Hopffer Almada e Ulisses Correia e Silva disputam palmo a palmo todos os cantos do arquipélago, com acusações mutuas de favorecimento, corrupção e nepotismo. Sobre as denúncias de corrupção e quadro moral instaurado à volta dos assuntos de Estado desde a abertura ao multipartidarismo não existe nenhuma novidade.

ENAPOR e ENACOL são armas de arremesso de ambas as candidaturas, apesar do activismo da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), em particular do seu líder António Vicente. António Vicente, poderá constituir o joker destas eleições, gozando de grande apoio em São Vicente e apostado no desgaste das acusações entre os candidatos dos maiores partidos, Vicente procura sedimentar o lugar da UCID e poder vir a beneficiar duma votação equidistante do MpD e PAICV.

Em estreia nas legislativas cabo-verdianas, o Partido Popular de Cabo Verde concorre pela primeira vez a um acto eleitoral, tendo formalizado candidatura aos círculos eleitorais de Santiago Sul, Santiago Norte e Fogo, todavia, conjuntamente com o Partido Social Democrata (PSD) e Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) não deverá conseguir um único mandato.

Praia, São Vicente e Santa Catarina de Santiago, concelhos com maior número de eleitores inscritos no país, num universo de 350.388 votantes, constituem os locais com maior número de comícios programados durante a campanha eleitoral.

 

Silvestre Parente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

 Brasil: Aplicação Telegram apaga mensagens do Presidente Bolsonaro

 Brasil: Aplicação Telegram apaga mensagens do Presidente Bolsonaro

O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram excluiu, neste sábado, 19, um texto do canal oficial do presidente da República, Jair…
Moçambique: Detido pela PRM um colaborador dos Al Shababe em Mocuba

Moçambique: Detido pela PRM um colaborador dos Al Shababe em Mocuba

A Policia da República de Moçambique(PRM)no distrito de Lugela, província da Zambézia, na passada Sexta- feira 18 de Março, 12…
Timor-Leste: Isentados de visto titulares de passaportes diplomáticos e de serviços

Timor-Leste: Isentados de visto titulares de passaportes diplomáticos e de serviços

O Governo timorense aprovou a isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos e de serviços dos Reinos do Camboja…
Moçambique: Governo cria seguro soberano

Moçambique: Governo cria seguro soberano

O Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, anunciou na semana passada, na cidade de Nampula, que o executivo está a avaliar a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin