Informação passada pela Comissão Nacional De Jurisdição e Fiscalização, CNJF, em que o PAICV irá ter a sua eleição interna de forma a escolher o novo presidente em 19 de dezembro.
Clóvis Silva, deputado do PAICV, comunicou em conferência de imprensa, “serão emitidas as orientações para as regiões de modo a ter uma organização devidamente preparada para não só garantir a participação de todos os militantes que o desejarem, como também garantir a fiscalização adequada” para este momento de relevância para o partido.
É de referir que através do calendário, serão indicados os locais de colocação das mesas de voto e serão encaminhados os cadernos e a confirmação da aceitação de candidatura é efetuada a partir de 5 de dezembro e até o dia 7 de dezembro.
Clóvis Silva adiantou ainda que os cadernos irão ser afixados nas Sedes Regionais para consultas até o dia 5 de dezembro, e que “as candidaturas deverão fazer chegar à CNJF a sua proposta de Candidaturas e de Moção de Orientação Política Nacional, acompanhada de um mínimo de 300 assinaturas que abranjam 2/3 dos sectores do partido”.
“O PAICV apela a participação de todos os militantes, num clima de responsabilidade e de respeito por este que é o partido que pertence aos seus militantes e que é um ativo político importante para a consolidação da democracia de Cabo Verde”, acrescentou o Deputado.
É de relembrar que foi na reunião da Comissão Política Nacional do partido do PAICV que se anuncio oficialmente a demissão da então presidente, Janira Hopffer Almada, na sequência das eleições legislativas no dia 29 de maio.