Os estudantes cabo-verdianos na Rússia estão a sofrer com uma das sanções económicas dirigidas ao país governado por Vladimir Putin, devido à guerra contra a Ucrânia.
O problema encontra-se na exclusão da Rússia do Sistema de Pagamento Internacional (SWIFT), avança a “DW África”. Isso cria dificuldades aos estudantes, uma vez que os familiares e o Governo de Cabo Verde não conseguem enviar-lhes dinheiro e apoios sociais.
Os jovens não têm dinheiro suficiente para a alimentação e outras despesas, mesmo tendo uma bolsa de estudos subsidiada pelo Governo russo e que tem sido paga até ao momento. Há ainda a agravante do aumento do custo de vida na Rússia, que tem piorado desde o início da invasão à Ucrânia.
Segundo o Presidente da Associação dos Estudantes Cabo-verdianos na Rússia, Renato Fortes, ouvido pela DW, a situação vai piorar se não for encontrada uma solução.
“A situação dos estudantes cabo-verdianos na Rússia poderá piorar, caso não seja encontrado um método de envio de subsídio de Cabo Verde ou de outro país para a Rússia”, declarou.
“Nós não estamos em contacto direto com o Governo. Porém, temos recebido ajuda da diretora do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem tentado encontrar métodos para fazermos transferências a partir de outros países para a Rússia”, acrescentou.