Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

Casas Lisboa

As associações que representam os estudantes cabo-verdianos em Portugal afirmam que a subida do preço de renda das habitações é um dos maiores obstáculos à continuação de estudos. A situação é “cada vez mais insustentável”.

Segundo as declarações do presidente da União de Estudantes Cabo-Verdianos em Lisboa (UECL), Edson da Veiga, feitas à “Inforpress”, os estudantes cabo-verdianos têm enfrentado esse aumento com “muita dificuldade”, principalmente em Lisboa, capital portuguesa. Houve um aumento de cerca de 30% no preço dos quartos, referiu.

“Esta situação tem-se tornado cada vez mais insustentável para os estudantes, principalmente aqueles que têm carências económico-financeiras, cujos pais não conseguem suportar esses custos. A primeira opção normalmente passa por viver em casa dos familiares, o que nem sempre corre bem, e em alguns casos são expulsos ou condicionados no seu estudo pelos familiares”, acrescentou.

O mesmo problema foi mencionado pelo presidente da Associação de Estudantes Cabo-verdianos em Coimbra (AECC), Jonathan de Pina, que partilhou igualmente que um dos motivos dos estudantes abandonarem os estudos deve-se ao preço da habitação, que tem “aumentado muito”.

“O valor que as estudantes bolsistas recebem do Governo é pouco, não ajuda nem para pagar a renda de casa, alimentação ou propina”. O aumento “absurdo” das rendas não ajuda, explicou.

Também a presidente da Associação de Estudantes Africanos em Bragança (AEAB), Romana Brandão, disse que, com a subida do preço dos quartos para estudantes, está a ser “complicado” manter os estudos.

“Para os estudantes cabo-verdianos ainda está a ser um pouco complicado pelas questões económicas do próprio país, por isso a opção de muitos estudantes cabo-verdiano é estudar e trabalhar para manter e pagar essas mesmas despesas. As residências são compartilhadas”, esclareceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

A RENAMO anunciou, esta semana, que vai interpor uma providência para suspender a repetição das eleições autárquicas, marcadas para 10…
Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Foi inaugurado, no início desta semana, em Pemba, na província de Cabo Delgado, uma carpintaria e uma marcenaria do Centro…
Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

A primeira-secretária do MPLA no Cunene, Gerdina Didalelwa, defende a participação ativa dos jovens em ações destinadas ao desenvolvimento socioeconómico…
Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

A ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, Helena Kida, espera que o país que representa e a…