Cabo Verde

Cabo Verde: Exportações sobem 10,8% no segundo trimestre de 2019

Exportações

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou dados que indicam que as exportações de Cabo Verde aumentaram 10,8% no segundo trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2018.

Já as importações e reexportações tiveram evolução negativa, diminuindo 1,5% e 0,4%, respetivamente. Ainda no período analisado, o défice da balança comercial diminuiu 2,5% e a taxa de cobertura aumentou em 1,0%.

Estes são os números provisórios do Comércio Externo, que indica que as exportações de Cabo Verde totalizaram 1.644 mil contos, o que corresponde a um acréscimo de 10,8% face ao segundo trimestre de 2018 (+160 mil contos).

A Europa mantém-se como o principal parceiro de Cabo Verde, recebendo cerca de 97,4% do total das exportações cabo-verdianas. De acordo com o INE, Espanha lidera o ranking dos principais parceiros de Cabo Verde na zona económica europeia, representando, no período em analise, 78,0% do total das exportações.

“No 2º Trimestre de 2019 os produtos, mas exportados por Cabo Verde, foram os Preparados e conservas de peixes, representando 63,1%, os Peixes, crustáceos e moluscos, se posicionam em segundo lugar com (15,5%) do total e, os Vestuários ocupam o terceiro lugar com um peso de (10,8%)”, pode ler-se no documento.

Quanto às importações por zonas económicas, o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 80,8% do montante total, seguido de Ásia/Oceânia (8,0%), América (6,8%), África (2,2%) e Resto do Mundo (2,1%).

Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,6% do total, (0,5% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior), seguido dos Países Baixos e da Espanha, com 15,0% e 9,7% do total de importações, respetivamente.

Os bens de consumo continuam a ser a principal categoria económica de bens importados pelo país, com 46,2% do total das importações face ao mesmo período do ano passado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo