Cabo Verde: Famílias continuarão a ter apoio financeiro da diáspora

A pandemia da Covid-19 tem afetado o dinheiro que os emigrantes enviam para os respetivos países, uma vez que tal tem sofrido oscilações. No entanto, esse problema não tem atingido Cabo Verde. 

Ao contrário das projeções do Banco Mundial para a África subsaariana, a entrada de dinheiro no arquipélago aumentou em 2020Para o próximo ano, o Banco de Cabo Verde (BCV) prevê uma estabilização na chegada das verbas vindas da diáspora. 

“Não temos todos os elementos para saber a razão do aumento, mas sabemos de estudos que temos estado a elaborar que os emigrantes são movidos por comportamentos altruístas, afirmou uma fonte do BCV. 

Neste sentido, inferimos que o aumento poderá estar relacionado a alguma antecipação do impacto da crise da Covid-19 em Cabo Verde”acrescentou. 

As remessas aumentaram significativamente, em termos homólogos, no primeiro trimestre, principalmente em fevereiro. Para isso contribuíram, principalmente, o crescimento das transferências de Portugal e nos Estados Unidos da América. 

No entanto, é de recordar que esta subida ocorreu antes da crise de saúde pública ter tido impacto nos mercados de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV manifesta-se contra OE 2022

Cabo Verde: PAICV manifesta-se contra OE 2022

A discussão na generalidade da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2022 vai começar esta quarta-feira, 24 de novembro, no Parlamento…
Moçambique: Presidente da República visitou Malawi

Moçambique: Presidente da República visitou Malawi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efetou entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, uma visita de…
Moçambique: PIB regista aumento de 3,26% no terceiro trimestre

Moçambique: PIB regista aumento de 3,26% no terceiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique informa que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,26% no terceiro trimestre de 2021.  “O…
Afeganistão recebe 539 milhões de euros arrecadados pela ONU

Afeganistão recebe 539 milhões de euros arrecadados pela ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou há dois meses para que os países ajudassem financeiramente o Afeganistão, que está a atravessar…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin