Cabo Verde

Cabo Verde foi o PALOP que mais cresceu economicamente em 2019

Ilha do Sal, Cabo Verde

Cabo Verde registou no ano passado o maior crescimento económico entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), de acordo com o serviço noticioso gratuito Macauhub, que divulgou uma compilação de dados de 2019 e as previsões para 2020.

Neste novo ano são esperados uma forte aceleração da economia de Moçambique e um possível regresso de Angola ao crescimento, países que integram igualmente o grupo dos PALOP.

Esses dados do Macauhub citam as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), indicando um crescimento de 5% para Cabo Verde em 2019, ritmo que deverá manter-se em 2020 e nos anos seguintes. No Orçamento de Estado para 2020, o Governo prevê um crescimento de até 5,8%.

O Executivo de Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro cabo-verdiano, disse ter como objetivo acelerar o crescimento económico, melhorando o ambiente de negócios e acelerando as reformas estruturais.

“A nota do Grupo de Apoio Orçamental (GAO), na sua mais recente avaliação de Cabo Verde, é altamente positiva. O quadro macroeconómico é estável, a economia está a crescer, a dívida está a diminuir, o défice está a reduzir-se, o ambiente de negócios está a melhorar. Mas temos que acelerar, fazer mais, fazer melhor e fazer mais rápido, para que possamos atingir o crescimento de 7%”, declarou Correia e Silva.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo