Membros das Forças Armadas de Cabo Verde participaram, pela primeira vez, numa formação no âmbito do terceiro Grupo de Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo “A Nação”, a formação começou no dia 25 de julho e a cerimónia de encerramento decorreu na sexta-feira, 09 de setembro, na Praia, capital cabo-verdiana.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada dos EUA em Cabo Verde, o primeiro treino de intercâmbio conjunto entre as Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos e a Unidade de Operações Especiais de Cabo Verde contribuiu para “fortalecer a interoperabilidade e facilitou a partilha de técnicas militares avançadas para reforçar a proficiência e profissionalismo de ambas as forças parceiras”.
“O programa JCET tem como principal objetivo fornecer às unidades de operações especiais da nação parceira uma formação específica para promover a segurança e a estabilidade em África”, pode ainda ler-se.
É também referido que “os JCETs melhoram as relações dos EUA com as nações parceiras, desenvolvendo e mantendo ligações militares críticas e melhorando a prontidão e a interoperabilidade conjuntas e aliadas”.