O Projeto de Certificação Embaixadores da Cidadania é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado, CGE-GO, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, UFG, do Brasil.
Neste projeto estiveram inicialmente inscritos 907 participantes do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau e Timor leste, mas somente 3 países chegaram à fase final, Brasil com 143 indivíduos, Cabo Verde, com 16 pessoas e Timor Leste com um participante. Nesta altura foram entregues cerca de 160 desafios sobre cidadania, participação social, valor ético e combate à corrupção e 5 desafios de educação fiscal.
O cabo-verdiano, Ianilton Pina, ficou em quarto lugar com o projeto, “A Liga Jovem”, sendo financiado com 300 reais para a execução do seu projeto na Ribeira Grande de Santiago, na ilha de Santiago. O projeto “pretende criar uma liga jovem de carácter municipal com intuito de fomentar o espírito cívico em jovens com informação, formação e atividades didáticas e lúdicas” como diz Jéssica Traguetto, integrante do quadro da UFG.
Sobre o Projeto de Certificação Embaixadores da Cidadania, Ianilton Pina refere que “esse evento tem uma grande valia para a nossa sociedade, somos um país democrático, mas não é tão praticada principalmente pelos jovens, e foi com esse objetivo que participei”. O jovem dedicou o 4ª lugar a todos os cabo-verdianos e também ao participante do Timor-leste.
O Programa realça as boas práticas que promove ações transformadoras no contexto social, baseadas no exercício da cidadania e que atinjam os espaços sociais nos quais os cursistas se propuserem a intervir.
Anicia Cabral