O ministro do Estado e ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, defende que “dizer que o Governo do MpD é responsável pelo aumento do custo de vida é uma grande irresponsabilidade”.
A crítica foi feita, segundo a “Inforpress”, no discurso de encerramento da interpelação ao Governo sobre as políticas sociais, realizado nesta quinta-feira, 11 de novembro, no Parlamento.
Freire acrescentou que é sabido que o aumento dos preços que ocorrem atualmente, a nível mundial, deve-se à subida dos preços dos combustíveis. “É estranho que se ligue o aumento do custo de vida com a atuação do Governo, como que se o Governo é que está a deixar que os preços aumentem”, disse.
“Todos os cabo-verdianos estão a ver nas televisões como os preços estão a disparar porque houve aumento dos preços do petróleo. O PAICV quer agora que nessas dez ilhas não aconteça nada e que tudo passe por cima, porque há um chapéu que se chama Governo e que não deixa nada entrar aqui”, prosseguiu.
O governante apelou ao PAICV para que “seja sério” na sua abordagem e garantiu que, da parte do Executivo, fará o que for possível para impedir os efeitos da crise. “É por isso que estamos a baixar o IVA na eletricidade de 15 para 8%. Todo o mundo sabe que em 2004 o IVA era de 2,5% no setor da água e 3,5% na eletricidade. Todos sabem que foi o Governo do PAICV que aumentou de 2,5 e 3,5 para 15%. E é esse mesmo PAICV que tem moral para exigir IVA de 0% e em todos os produtos”, questionou.