ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva

Cabo Verde: Ganhos na segurança alimentar ameaçados pela Covid-19

O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, declarou que os ganhos alcançados pelo país nos últimos anos em matéria de segurança alimentar estão a ser ameaçados pelos efeitos colaterais da pandemia da Covid-19. Para tentar combater este problema, defendeu a necessidade de reforço das ações e políticas. 

Estas declarações foram feitas na Cidade da Praia, durante a intervenção do governante ao presidir a cerimónia de abertura da X Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), promovida pelo Ministério da Agricultura e Ambiente. 

Gilberto Silva considera que a segurança alimentar deve constituir “uma prioridade para os poderes públicos”, que, a seu ver, têm toda a obrigação de integrar na definição e implementação das estratégias e planos de ação das organizações, sociedade civil e do setor privado. 

Assim, apelou à necessidade de Cabo Verde reforçar a ação social e a governança, bem como de acelerar a agenda de resiliência e adaptação às mudanças climáticas para enfrentar a insegurança alimentar. 

Esta “trajetória positiva” na segurança alimentar tem sido ameaçada pelo impacto da pandemia, sendo a situação do arquipélago frágil e “fortemente condicionada” pelo contexto internacional desfavorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Parlamento Nacional retoma atividades

Timor-Leste: Parlamento Nacional retoma atividades

O Parlamento timorense retomou as atividades nesta quarta-feira, 15 de dezembro, depois do recesso de mais de um mês. Deu-se…
Revista de Imprensa Lusófona de 15 de setembro de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de setembro de 2021

Em Portugal o “Público” destaca o título “Autárquicas 2021: Mais de 80% dos presidentes de câmara recandidatam-se, metade entra no…
Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

O governo norueguês lançou duas novas áreas para injeção e armazenamento de dióxido de carbono na plataforma continental norueguesa. O…
Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

O diretor nacional para o Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, informou que os partidos políticos terão de assumir as despesas…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin