Cabo Verde: Governo acusado por aumento da criminalidade

O PAICV responsabilizou o Governo cabo-verdiano pelo aumento da criminalidade no país, de acordo com a “Inforpress”. A declaração política do partido foi feita pelo deputado nacional, Démis Lobo Almeida, na primeira sessão plenária de 2022, que começou esta quarta-feira, 05 de janeiro, e termina na sexta-feira, dia 07.

O político lembrou que a garantia da segurança e o exercício de todas as liberdades, bem como a promoção da justiça social, são tarefas fundamentais do Estado.

Segundo Lobo Almeida, é público e notório o aumento da criminalidade e da insegurança no arquipélago. Os dados avançados pelo Governo, continuou, indicam diminuição e baixos níveis de criminalidade, o que não corresponde, alegadamente, à realidade do país.

“O comum dos cidadãos cabo-verdianos sente-se inseguro, tem medo de exercer a sua mais básica liberdade de ‘ir e vir’ e enclausura-se dentro da própria residência, temendo ser assaltado, perder seu património e/ou pior, ver a sua integridade física agredida ou a sua vida ceifada”, afirmou.

O representante do maior partido da oposição sublinhou que as notícias veiculadas nos órgãos da comunicação e redes sociais confirmam o aumento da insegurança no país.

Neste âmbito, o deputado acusou o Governo de não conseguir implementar políticas públicas para a prevenção primária, de maneira a evitar que as pessoas sejam capturadas pelas teias da criminalidade, além de não definir verdadeiras políticas de reinserção social para prevenir a reincidência.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…