O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, informou que o plano de mitigação da seca para este ano já se encontra definido, sendo um investimento de um milhão de contos (9.069 euros) e estando focado na mobilização da água.
A revelação foi feita à margem de uma visita realizada às obras de drenagem de água na Avenida Cidade de Lisboa, na Praia, local onde o governante se encontrava acompanhado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e pelo presidente da Câmara da Praia, Óscar Santos.
“Temos o plano de 2018 em andamento, que está até previsto para ir até final de outubro. De seguida vamos ter que fazer uma avaliação mais pormenorizada a nível de cada concelho e ilha, para definirmos, juntamente com os parceiros, neste caso as autarquias, o nível das intervenções a fazer”, esclareceu, ajuntando que o passo seguinte é “mobilizar e implementar” os recursos.
Para tal, frisou que é importante haver “confiança” e “muita solidariedade” entre todas as partes, entre as quais a população rural afetada, as organizações não-governamentais e as autoridades.
Apesar de o referido plano não ter uma data concreta para arrancar, há “muita coisa” que começa de “imediato”, como as campanhas de sensibilização e educação e a mobilização da água.
“Este terceiro plano de mitigação será marcado pelo peso do setor da água. Temos que mobilizar mais água tendo em conta o abaixamento dos aquíferos depois de três anos de seca”, defendeu.