Cabo Verde: Governo aumenta em 13,9% verba para segurança nacional

(C) Direitos Reservados

O Governo cabo-verdiano vai aumentar em 2020, em 13,9%, a verba destinada ao programa de reforço da segurança nacional, devendo o montante ser de 5.081 milhões de escudos (46.079.900 euros), de acordo com a proposta do Orçamento de Estado (OE) para o próximo ano.

Este aumento de 617 milhões de escudos (5.595.610 euros), comparativamente a 2019, foi justificado com a necessidade da consolidação do programa com a continuidade do projeto “Cidade Segura”, o aprofundamento do programa nacional de segurança interna e cidadania, o reforço do patrulhamento urbano, fiscalização rodoviária e segurança nas fronteiras e nas alfândegas.

Foi igualmente indicado o reforço das capacidades da Polícia Nacional. Para além da aquisição de meios operacionais, a proposta do orçamento estima verbas para o recrutamento de mais 120 agentes, promoções e progressões e reforço dos efetivos das guarnições proteção de altas entidades.

Investimentos no sistema integrado de controlo das fronteiras aéreas e marítimas do país, reforço do patrulhamento marítimo e urbano, promoção da segurança nas zonas turísticas com o intuito de reforçar a competitividade de Cabo Verde como destino turístico seguro, implementação do Estatuto dos Militares nas Forças Armadas e instalação do gabinete de segurança nacional, entre outros, fazem também parte dos gastos previstos pelo OE.

Segundo o Executivo, o programa reforço da segurança nacional visa assegurar a defesa e segurança nacional para garantir o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Macau: Terrenos do hipódromo voltam a ser detidos pelo governo

Macau: Terrenos do hipódromo voltam a ser detidos pelo governo

Com o fim das corridas de cavalos, em março, os terrenos do hipódromo, concessionados à Companhia de Corridas de Cavalos…
Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

O Governo cabo-verdiano decidiu aprovar o Programa de Incentivos para o Cultivo Protegido – Estufas Agrícolas. Trata-se de uma iniciativa que…
Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Dados do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) de Moçambique indicam que quase 700 moçambicanos foram deportados por três países vizinhos…
Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) já elaborou o seu relatório anual, que foi divulgado esta semana.  De acordo com…