O vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia, informou que o Governo vai introduzir GPS (Global Positioning System, em inglês) nas viaturas do Estado em 2022. Esta decisão visa a existência de um maior controlo dos bens e a produção de resultados e do interesse público, no quadro do rigor e da transparência.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 21 de dezembro, à saída da audiência com a Comissão Especializada de Finanças e Orçamento. Segundo o político, “o GPS é um instrumento importante e o Estado vai ter de o fazer”.
“Penso que todos aqueles que estão a trabalhar no Estado e que gerem recursos do Estado não podem ter medo do controlo. Temos cidadãos que pagam impostos, querem saber que os recursos públicos estão a ser bem utilizados, assim como os bens móveis e imóveis. Isto também é um fator de promoção da própria cidadania”, esclareceu, citado pela “Inforpress”.
A mesma fonte referiu que o Governo pretende usar as tecnologias de informação e comunicação, o digital, a desmaterialização e capacitar os recursos humanos de maneira a que todos os intervenientes possam dominar as ferramentas, o quadro legal, condizente com a promoção da absoluta transparência e prestação de contas em tempo certo e real.