Cabo Verde

Cabo Verde: Governo cria Unidade de Investigação Criminal da PJ em Santiago Norte

Ulisses Correia e Silva

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, afirmou em Assomada, Santa Catarina, que a instalação da Unidade de Investigação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária (PJ) para Santiago Norte, prevista há 22 anos, reflete a aposta do Governo na segurança.

De acordo com o governante, esta unidade da polícia científica, sediada na “segunda cidade mais importante da ilha de Santiago”, revela “um esforço de desconcentração”, levando os serviços e as instituições para a proximidade de ação e de atuação, em função das necessidades específicas das regiões.

O discurso proferido pelo chefe do Executivo elogiou o trabalho que a PJ tem feito em prol da segurança e da prevenção na luta contra a criminalidade no país. Nesse sentido, disse acreditar que a UIC inaugurada vai servir de “incentivo e estímulo” para que a polícia cabo-verdiana possa continuar a desempenhar o “bom trabalho” que tem feito.

A ocasião foi aproveitada para lembrar os “importantes investimentos” na PJ a nível dos recursos humanos, quer a nível do novo estatuto do pessoal, novos efetivos, formação, meios e equipamentos de tática e segurança, sistemas de apoio à investigação criminal e científica.

“De 2016 a 2020 o Governo duplicou os valores afetos à justiça e à segurança. O Orçamento de Estado para 2020 vai continuar a apostar na justiça e na segurança”, assegurou a mesma fonte.

A sede da polícia científica cabo-verdiana para Santiago Norte é composta por uma única brigada de investigação criminal, da qual fazem parte um inspetor-chefe, sete inspetores e um núcleo de segurança, conforme informações avançadas pelo diretor nacional da PJ, António Sebastião Sousa.

Esta unidade tem como função a prevenção e investigação de crimes como o tráfico de estupefacientes e de substâncias psicoativas, entre outros, de forma a que as investigações não sejam atribuídas à Direcção Central de Investigação Criminal, designadamente crimes com dimensão transnacional, ou que impliquem cooperação internacional.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo