O Governo cabo-verdiano assegurou nesta quarta-feira, 04 de novembro, que vai ter uma decisão sobre o futuro da companhia aérea TACV ainda durante este mês.
Segundo o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, neste período deverá estar concluído o processo de negociação com a Icelandair, que detém 51% do capital da empresa. A TACV necessitará de uma injeção de dinheiro para o início das operações, acrescentou.
“Quero reafirmar aquilo que o Governo tem anunciado já várias vezes. Esta é uma companhia com a qual nós devemos contar nos próximos tempos e vamos fazer tudo para que possamos ter as suas operações muito brevemente”, disse.
Apesar de não ter partilhado mais pormenores, referiu que num processo de negociação, encontrando-se o mesmo na fase final, não convém fazer observações ou apreciações sobre qual será o caminho mais fácil ou que viabilizara a solução.
Em relação ao pagamento dos salários dos funcionários frisou que a situação será regularizada e também que “o Estado garante e garantirá sempre o pagamento dos salários dos seus colaboradores”.
Para tal, o Governo já terá procedido então à concessão de garantias para dois empréstimos, um de 100 mil contos (900 euros) junto da Caixa Económica e outro de 118 mil contos (1.070 euros) junto do Banco Internacional de Investimentos.