O Governo cabo-verdiano demitiu João Manuel Chantre do cargo de presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV). Isto acontece menos de um ano após Chantre ter sido nomeado.
Segundo a resolução do Conselho de Ministros, publicada no Boletim Oficial, o Executivo deu por finda, por “conveniência de serviço”, a comissão de serviço de Chantre à frente do ITCV. Este instituto público foi criado em julho de 2019 para regular e fiscalizar as atividades turísticas e promover a marca Cabo Verde.
No entanto, o Governo não explicou as razões por detrás dessa decisão. Há fontes que dizem que o sucedido terá tido a ver com o facto de o visado ter recusado mudar-se para a ilha do Sal.
É nessa zona do arquipélago que deveria já estar instalada a sede do ITCV, o que também não aconteceu e era uma das missões prioritárias do dirigente. Mas desde a nomeação do conselho diretivo do ITCV que João Manuel Chantre preferiu ficar na Praia. Tal deixou a descoberto o Sal e a Boa Vista.
Entretanto, o Governo ainda não indicou ninguém para ocupar o cargo agora vago.