Cabo Verde: Governo desmente dedução do FFM no OGE para 2022

secretário de Estado das Finanças de Cabo Verde, Alcindo Mota, assegurou que “não há qualquer dedução” o Fundo de Financiamento Municipal (FFM) a constar no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022. A afirmação foi feita numa conferência de imprensa realizada esta terça-feira, 02 de novembro, na cidade da Praia. 

Trata-se de uma reação do Governo em relação às últimas declarações feitas pelo secretário-geral adjunto do PAICV. Segundo Américo Nascimento, tinha havido uma redução de 736.978.557 escudos (6.683.700 euros) do OGE para 2022, o que iria causar “sérios embaraços” às câmaras municipais. 

Alcindo Mota decidiu esclarecer a informação. “O que podemos dizer é que ou se fez uma leitura não correta da proposta de lei do orçamento ou não se quis, por razões outras, interpretar de forma verdadeira e apropriada o artigo 12.º da referida proposta de lei”, disse, citado pela “Inforpress”.  

O governante lembrou que o artigo 12º da Lei do OGE indica “claramente” que o FFM é adotado anualmente e corresponde a 10% dos impostos diretos e indiretos cobrados no ano anterior ao orçamento. Como tal, continuou, houve uma redução “substantiva” dos níveis de receitas em 2020, o que serviu de base para o cálculo de OGE de 2021. 

“Por esta via teremos, em decorrência da aplicação da lei, FFM em 2020 foi em torno de 3,1 milhões de contos e em 2021 vai rondar os 3,8 milhões de contos”, concluiu, indicado uma dedução à volta dos 737 mil contos. 

O representante do Governo acrescentou que “este mesmo artigo 12º diz também que os municípios serão compensados por essa perda de financiamentos com um adicional de 737 mil contos”. A seu ver, o PAICV fez “uma leitura enviesada da proposta do OGE ou não se quis dizer que em termos do FFM não há qualquer dedução”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

A Renamo acusa novamente a Frelimo de designar cidadãos de distritos não autárquicos para as mesas de voto, no âmbito…
Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, aterrou em Luanda na noite desta terça-feira, 26…
Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

O cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no município da Matola, Augusto Pelembe, partilhou que tem como prioridade melhorar…
Guiné-Bissau: Governo prioriza o combate ao insucesso e abandono escolar

Guiné-Bissau: Governo prioriza o combate ao insucesso e abandono escolar

O Governo guineense definiu como uma das suas metas “construir uma Educação de Qualidade onde todos tenham igualdade de oportunidades…