O PAICV disse recentemente, em comunicado, que o Tribunal de Contas tinha emitido um parecer que confirmava a existência de irregularidades graves nas Contas de Estado de 2018.
Em reação a estas declarações, o Governo apoiado pelo MpD veio desmentir o maior partido da oposição em Cabo Verde, tendo afirmado que o Tribunal de Contas “reconhece ganhos” na prestação de contas de 2018.
Quanto às irregularidades, referiu que a comunicação do PAICV aborda questões que “nada têm a ver com esse exercício orçamental”, mas sim com o ‘lay-off’ implementado a partir de 2020, em resposta à crise provocada pela pandemia da Covid-19.
“Afirma que não há prestação de contas sobre as privatizações, quando a privatização da TACV ocorreu em 2019. Uma vez mais uma questão intencionalmente desfasada. Faz referência à gestão da Câmara Municipal da Praia. Uma incursão puramente política, visto que não faz referência às outras câmaras municipais apontadas pelo Tribunal de Contas”, pode ainda ler-se na mesma nota.
O Governo avançou que vai participar na discussão das Contas do Estado de 2018 no Parlamento e que terá então a oportunidade de fornecer todos os esclarecimentos necessários.