Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Cabo Verde: Governo estende moratória aos créditos até dezembro

O Governo cabo-verdiano prorrogou por mais três meses, até 31 de dezembro, o regime de moratória ao crédito das famílias e empresas. Esta medida tinha sido adotada em abril, devido aos efeitos económicos da pandemia da Covid-19.

A decisão ocorreu com a aprovação em Conselho de Ministros e foi promulgada pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Já a publicação no Boletim Oficial foi feita após o Banco de Cabo Verde ter sido ouvido, prorrogando-se assim o regime de moratória do decreto-lei em vigor em vez de terminar a 30 de setembro.

“A evolução da Covid-19, cujos impactos das medidas com vista à sua mitigação se fazem sentir na dinâmica económica e na situação financeira do país, a necessidade de apoiar a recuperação económica das empresas e famílias nacionais, e a experiência decorrente da aplicação do diploma recomenda que o prazo de sua aplicação seja estendido, particularmente para as atividades e famílias mais afetadas”, pode ler-se no novo decreto-lei.

“O prazo de vigência da moratória é prorrogado de forma genérica até 31 de Dezembro de 2020”, refere ainda.

Ficou também estabelecido que as famílias, empresas e restantes entidades beneficiárias, como as câmaras municipais, “que ainda não tenham aderido à moratória, mas o pretendam fazer, devem comunicar a sua intenção” aos respetivos bancos até 15 de setembro.

O diploma abrange as empresas ou entidades detentoras do financiamento “cuja atividade financiada tenha lugar no território nacional, todavia, independentemente da sede do tomador do financiamento se localizar ou não no país”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil vota nas Nações Unidas pela imediata retirada das tropas russas da Ucrânia 

Brasil vota nas Nações Unidas pela imediata retirada das tropas russas da Ucrânia 

A despeito da posição “neutra” declarada pelo presidente Jair Bolsonaro, o Brasil votou nesta quarta-feira (2) pela imediata retirada das…
São Tomé e Príncipe: Carlos Vila Nova acredita novos embaixadores

São Tomé e Príncipe: Carlos Vila Nova acredita novos embaixadores

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova acreditou esta terça-feira, no Palácio Presidencial quatro novos…
São Tomé e Príncipe: Comissão Económica da ONU em São Tomé

São Tomé e Príncipe: Comissão Económica da ONU em São Tomé

A Comissão Económica da ONU para África está em São Tomé e Príncipe, com o objetivo de discutir com o…
Moçambique: Exoneração do Primeiro Ministro

Moçambique: Exoneração do Primeiro Ministro

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea b) do número…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin