O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, assegurou que o Governo está determinado em criar condições para “salvar” as empresas e a ter “sucesso”. Esta afirmação deve-se ao contexto da pandemia da Covid-19.
O também ministro das Finanças fez as declarações durante um encontro com os empresários locais, de diferentes áreas de atuação, sendo os mesmos de micro, médias e pequenas empresas.
“Nós temos as condições todas reunidas para vencermos os desafios do presente, com medidas que estamos a tomar ao nível do financiamento, ‘lay off’, da fiscalidade, formação, normas sanitárias (…)”, garantiu.
O governante enalteceu o esforço que os empresários têm feito para manterem os postos de trabalho e as “empresas vivas”. O Governo tem condições para “aguentar esta fase”, partilhou igualmente.
“Mas é preciso pensar fora da caixa, com soluções nunca antes experimentadas em Cabo Verde, no plano fiscal, do financiamento, da gestão empresarial (…), para prepararmos o país para um futuro melhor”, explicou.
“Um futuro que é incerto, mas que seguramente será um novo futuro, em que as nossas empresas terão de criar as condições para uma gestão mais eficiente, e o Estado tem de tomar medidas assertivas para apoiar e aguentar as empresas, mas, sobretudo, criar instrumentos para apoiar a retoma económica”, referiu ainda.