Cabo Verde

Cabo Verde: Governo quer “aliança estratégica” com NATO para “melhor segurança” do país

Luís Filipe Tavares

O ministro cabo-verdiano da Defesa, Luís Filipe Tavares, afirmou que o Governo está, “neste momento, a trabalhar” com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa), com o objetivo de conseguir “uma aliança estratégica” com este organismo militar intergovernamental.

Segundo o governante, a aliança estratégica com a NATO tem o propósito de “garantir mais e melhor segurança” a Cabo Verde. “Como disse, e bem, o primeiro-ministro [Ulisses Correia e Silva], estamos, neste momento, a procurar uma aliança estratégica com a NATO. Tudo isso para garantirmos mais e melhor segurança a Cabo Verde”, esclareceu, avançando que o Governo tem estado ainda a estabelecer parcerias com países amigos para enfrentar os desafios que se colocam às Forças Armadas.

No caso da Guarda Costeira Nacional, acrescentou, o Ministério da Defesa está a “trabalhar” na materialização do plano de desenvolvimento estratégico (2017/2027) desse ramo das Forças Armadas, através de parcerias com Portugal e com o Brasil.

O arquipélago assinou com a França um protocolo de intenções para a realização, já a partir do próximo ano, de ações ligadas à segurança marítima em Cabo Verde, informou a mesma fonte, realçando também a importância, nesse domínio, dos acordos militares existentes com os Estados Unidos da América (EUA) e com a Itália.

Filipe Tavares reiterou que as Forças Armadas de Cabo Verde têm “imensos desafios pela frente”, ocorrendo em 2020 a entrada em “pleno funcionamento” do novo estatuto dos militares, instrumento que, a seu ver, “vai mudar a vida dos soldados” nas três regiões militares”. O político encorajou os jovens cabo-verdianos a “abraçarem o serviço militar”, já que o Executivo, assegurou, está a trabalhar para conferir “maior dignidade” à carreira militar.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo