Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, com ministro das Finanças, Olavo Correia

Cabo Verde: Governo quer sistema de financiamento mais facilitador

vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, partilhou que o Governo está a trabalhar para que haja um sistema de financiamento mais facilitador no país. Ainda segundo o governante, o Estado está a cumprir o seu papel. 

As declarações foram feitas aos jornalistas nesta segunda-feira, 16 de novembro, no final da cerimónia de abertura da Semana Global do Empreendedorismo. Olavo Correia acrescentou que é necessário um sistema que avalie convenientemente os riscos, mas que consiga igualmente responder em tempo certo às necessidades dos jovens e do setor privado cabo-verdiano. 

“Temos estado a fazer um progresso nesta matéria, mas ainda temos um caminho a percorrer para que todo o sistema de financiamento possa ser mais facilitado, com intervenção do Estado, como é evidente, mas também com a contribuição dos demais parceiros que intervêm no processo”esclareceu. 

Quando questionado sobre onde estão as lacunas, mencionou as informações que as empresas devem aportar, a maneira como os bancos avaliam os riscos, o próprio papel do Estado no sentido de ajudar a mitigar os riscos e todo um sistema que deve ser bem otimizado. 

“O sistema está a funcionar e nós já concedemos mais de três milhões de contos [27 mil euros] de empréstimos ao abrigo do ecossistema, mas pensamos que no quadro desse novo desafio que tem a ver com a pandemia e as consequências da Covid-19 precisamos ir mais longe”referiu. 

Da parte do Estado, frisou, há toda a disponibilidade para criar as condições para garantir que os empresários que precisarem de financiamento e que reúnam as condições exigidas possam ter financiamento em tempo certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

UE sofre mais custos energéticos com sanções à Rússia

UE sofre mais custos energéticos com sanções à Rússia

A Comissão Europeia assumiu nesta quarta-feira, 02 de março, que as sanções da União Europeia (UE) à Rússia vão ter “custos…
EUA querem Rússia fora do Conselho dos Direitos Humanos

EUA querem Rússia fora do Conselho dos Direitos Humanos

Os Estados Unidos da América (EUA) sugerem que a Rússia seja excluída do Conselho dos Direitos Humanos. A proposta foi…
Rússia diz que guerra na Ucrânia não afeta relações com Moçambique

Rússia diz que guerra na Ucrânia não afeta relações com Moçambique

O ministro conselheiro da Rússia em Moçambique, Dimitri Sorokin, garantiu que a guerra na Ucrânia não afeta as relações de…
Descendente de ucranianos, empresário brasileiro lamenta o conflito e diz já sentir impacto nos negócios

Descendente de ucranianos, empresário brasileiro lamenta o conflito e diz já sentir impacto nos negócios

Igor Mazepa Baran tem 57 anos de idade e vive na cidade de Curitiba, no Brasil. É brasileiro com descendência…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin