Cabo Verde

Cabo Verde: Governo reafirma compromisso de 45 mil postos de trabalho

Assembleia Nacional de Cabo Verde

O Secretário de Estado de Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, reafirmou nesta quarta-feira, 13 de novembro, o compromisso do Governo cabo-verdiano em alcançar 45 mil postos de trabalho até ao final da legislatura.

“As metas são para cumprir principalmente porque nos propomos a elas”, defendeu, acrescentando que se está a trabalhar conjuntamente para que o objetivo seja realizado.

As declarações foram feitas à imprensa à margem da Academia “O Futuro do Trabalho e os Empregos do Futuro”, que decorre de 13 a 15 de novembro e na qual participam 44 conferencistas e 100 jovens de todo o país.

“Por ano, já são 10 mil jovens, 5 mil em estágios profissionais e 5 mil na capacitação da formação profissional já são 10 mil e penso que nós podemos atingir essa meta”, sublinhou Pedro Lopes, mencionando que o desafio da empregabilidade no futuro é uma questão que tem de ser discutida no presente.

“Vemos, cada vez mais, que os trabalhos convencionais estão a desaparecer. São desafios grandes. Para enfrentarmos a empregabilidade, temos de discutir no presente as necessidades de futuro. Então é isso que estamos aqui a fazer com jovens de todas as ilhas”, frisou.

Para o governante é necessário que os jovens se encontrem preparados para darem respostas tanto a nível da economia azul e economia verde como no digital. “A economia digital, azul e verde são três áreas que são importantes para o Governo e é importante que comecemos a trabalhar nelas. É preciso que esta economia tenha jovens preparados para dar respostas a cada uma delas”, afirmou.

O Secretário de Estado de Inovação e Formação Profissional considera que a Academia vai reafirmar a vontade do Governo numa aposta forte nas três áreas referidas e permitir que se tenha uma Work Force “completamente” preparada para enfrentar os desafios de cada uma delas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo