O ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, avançou à “Lusa” que será lançado nas próximas semanas um novo modelo de desalfandegamento para atrair a diáspora. Esse modelo vai ser “mais rápido e eficaz”.
O objetivo é facilitar o comércio e o envio de bens pelos cabo-verdianos que vivem fora do país, explicou. As declarações foram feitas no final da viagem de uma semana de Jorge Santos pelos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo o governante, os EUA têm em Cabo Verde “um parceiro fiel”. Na visita fez vários compromissos para com a comunidade cabo-verdiana e para com as autoridades locais.
“Em primeiro lugar, o compromisso de restabelecer a ligação direta entre Cabo Verde e Boston, para a mobilidade das nossas comunidades através da nossa empresa nacional, a TACV. Em segundo lugar, um novo modelo de desalfandegamento e da relação alfandegária das nossas comunidades com Cabo Verde, para o envio de bens e para a parte comercial”, informou.
O novo modelo de desalfandegamento, prosseguiu, “é menos oneroso, mais fácil, mais rápido e mais eficaz”. Está previsto ser instituído até julho.