Cabo Verde: Greve da Polícia Nacional gera discórdia mas sindicato mostra-se disponível para diálogo com Governo

O Governo de Cabo Verde publicou esta tarde o documento rubricado pelo Presidente do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) e pelos restantes representantes do Ministério da Administração Interna, depois das reuniões que decorreram de 24 e 27 de março deste ano. O documento faz referência à  “sessão de tentativa de conciliação entre as partes”, explica o Governo.

Contudo, esta quinta-feira tem ficado marcada pela divergência de considerações sobre a greve da Polícia Nacional a decorrer no país desde ontem. Por um lado, o Governo refere-se a 40% de adesão à greve, número que já foi desmentido pelo Presidente da Sinapol, José Barbosa, que garante uma adesão de 90% por parte do corpo policial, que garante que “as imagens falam por si”. Estes dados do Governo são “uma autêntica farsa”, “descabidas e sem nenhum fundamento”, sublinha o representante sindical.

Também durante esta tarde, o presidente do sindicato declarou que o Governo “deu uma “machadada” ao colocar os formandos a fazer o trabalho policial, e considerou esta medida “uma afronta para a classe”. Para José Barbosa, a requisição do Governo pode colocar em risco a população, pois os formandos “não têm nenhuma experiência e não sabem como lidar com certas situações”, explica. Relativamente às sanções anunciadas pelo Governo para os agentes que não cumprissem a requisição civil, classificou-as como “uma autêntica aberração”.

José Barbosa reforçou ainda que o Governo ainda não mostrou abertura para avançar com as negociações de resolução das reivindicações, garantindo contudo que a Sinapol está totalmente disponível para o diálogo.

Os agentes da Polícia Nacional anunciaram esta quarta-feira uma greve de três dias, onde reivindicam a atualização salarial do setor, a redução da carga horária, a introdução de um regulamento de trabalho, entre outros. Esta é a primeira greve da história do país e da Polícia Nacional de Cabo Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin