O Campus da Justiça, infraestrutura situada no antigo edifício da Uni-CV, Universidade de Cabo Verde, foi inaugurado numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado de Joana Rosa, Ministra da Justiça.
Ulisses Correia e Silva referiu que “a inauguração do campo de justiça é um investimento, no aumento da dignidade da justiça, na melhoria das condições do seu funcionamento, mais salas de audiências, maior segurança e eficiência dos serviços”.
A infraestrutura custou cerca de 47 mil contos, numa área de construção total de 1.638m2. “O Campus é um conceito integrado dentro de um programa que foi lançado há pouco tempo, no “Programa Justiça +” um forte compromisso entre o Ministério da justiça e os Conselhos para tornar a justiça mais célere, eficaz e próxima dos cidadãos”, disse o Primeiro-Ministro.
Ulisses Correia e Silva enfatizou que é de interesse comum, aumentar a eficiência da administração da justiça, acelerar a tramitação processual, aumentar a produtividade, reduzir a morosidade na realização da justiça e melhorar o acesso à justiça.
Por sua vez a Ministra da justiça, Joana Rosa, afiançou que este investimento vai ajudar a resolver o défice de instalações judiciais, acelerar a resolução das pendências, melhorar a prestação dos sujeitos judiciais e garantir uma melhor justiça aos cidadãos.
É de relembrar que o Campus da Justiça, está distribuído por 3 pisos, comportando, entre outros serviços, um balcão único de atendimento que prestará apoio aos utentes, uma zona de espera com capacidade para 16 pessoas, duas Secretarias Cíveis, 6 Secretarias da Família e Menores, 3 Salas de Audiências, Secretarias do Ministério Público, além de 3 Salas de Magistrados Cíveis, duas Salas de Magistrados da Família e Menores, duas Salas de Procuradores, uma Sala de Advogados, duas Salas de Audiência de Crianças, entre outros.