Cabo Verde: “Inauguração do campo de justiça é um investimento no aumento da dignidade da justiça”, declarou o Primeiro-Ministro

O Campus da Justiça, infraestrutura situada no antigo edifício da Uni-CV, Universidade de Cabo Verde, foi inaugurado numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado de Joana Rosa, Ministra da Justiça.

Ulisses Correia e Silva referiu que “a inauguração do campo de justiça é um investimento, no aumento da dignidade da justiça, na melhoria das condições do seu funcionamento, mais salas de audiências, maior segurança e eficiência dos serviços”.

A infraestrutura custou cerca de 47 mil contos, numa área de construção total de 1.638m2. “O Campus é um conceito integrado dentro de um programa que foi lançado há pouco tempo, no “Programa Justiça +” um forte compromisso entre o Ministério da justiça e os Conselhos para tornar a justiça mais célere, eficaz e próxima dos cidadãos”, disse o Primeiro-Ministro.

Ulisses Correia e Silva enfatizou que é de interesse comum, aumentar a eficiência da administração da justiça, acelerar a tramitação processual, aumentar a produtividade, reduzir a morosidade na realização da justiça e melhorar o acesso à justiça.

Por sua vez a Ministra da justiça, Joana Rosa, afiançou que este investimento vai ajudar a resolver o défice de instalações judiciais, acelerar a resolução das pendências, melhorar a prestação dos sujeitos judiciais e garantir uma melhor justiça aos cidadãos.

É de relembrar que o Campus da Justiça, está distribuído por 3 pisos, comportando, entre outros serviços, um balcão único de atendimento que prestará apoio aos utentes, uma zona de espera com capacidade para 16 pessoas, duas Secretarias Cíveis, 6 Secretarias da Família e Menores, 3 Salas de Audiências, Secretarias do Ministério Público, além de 3 Salas de Magistrados Cíveis, duas Salas de Magistrados da Família e Menores, duas Salas de Procuradores, uma Sala de Advogados, duas Salas de Audiência de Crianças, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…