O Instituto Nacional da Saúde Pública de Cabo Verde, INSP, afirmou que 87% das cerca de trezentas amostras confirmaram a presença da variante ómicron em Cabo Verde.
As amostras enviadas ao Instituto Pasteur, de Dakar, são sobretudo da Ilha de Santiago, mas nos próximos dias serão enviadas amostras referentes às outras ilhas para a sequenciação genómica.
A confirmação foi feita através um comunicado do INSP, que diz que “o aumento exponencial de casos de covid-19 verificado no país, nos últimos dias, fez suspeitar da circulação da variante ómicron. Há menos de uma semana, foram enviadas para esse laboratório, cerca de trezentas amostras, das quais foram processadas 202 que confirmaram a presença da variante ómicron em 87% das amostras processadas”.
O Instituto Nacional de Saúde Pública alerta que a variante ómicron é mais contagiosa do que as variantes anteriores, pelo que, reforça o apelo a toda a população cabo-verdiana para uma adesão massiva à vacinação e a redobrar os esforços na implementação das medidas preventivas