Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo Verde durante a VI cimeira com Portugal. 

A declaração foi feita no âmbito da visita do chefe do Governo português ao arquipélago africano. António Costa estará presente na cimeira marcada para esta segunda-feira, 07 de março, na cidade da Praia. 

Numa nota divulgada por Correia e Silva pode ler-se que o próprio vai receber Costa neste domingo, dia 06. O chefe do Governo cabo-verdiano refere também que o evento de segunda-feira irá servir para se empenhar em cooperar, mas também como forma a consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em curso em Cabo Verde. 

“E em resposta às necessidades de capacitação institucional na redução da pobreza e no combate às desigualdades, na melhoria da educação e desenvolvimento de competências de jovens, na melhoria dos cuidados de saúde, no reforço da segurança interna, na promoção da coesão social, entre outros setores que fazem parte do Programa Estratégico de Cooperação”, indica. 

“As relações entre a República Portuguesa e a República de Cabo Verde alicerçam-se em importantes afinidades históricas e culturais que têm evoluído de forma dinâmica ao longo dos anos de acordo com as estratégias, objetivos e prioridades de desenvolvimento de ambos os países”, conclui o governante. 

A cimeira em Cabo Verde faz parte da agenda de António Costa, depois de ter ido à Guiné-Bissau, outro país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Estas eram visitas previstas em 2021, mas foram adiadas por causa da Covid-19.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…