Cabo Verde

Cabo Verde: Internacional Socialista debate resolução de conflitos em África

© Janira Hopffer Almada - Presidente do PAICV

O Comité África da Internacional Socialista (IS) inicia nesta sexta-feira, 15 de novembro, no salão de Banquetes da Assembleia Nacional, na Praia, uma reunião em que o foco principal recairá sobre o reforço da democracia e a resolução dos conflitos em prol da paz e do desenvolvimento em África.

A jornada de reflexão dos partidos da Esquerda Democrática do continente africano contará com a participação de pelo menos 60 personalidades estrangeiras, além de vários dirigentes do PAICV, maior partido da oposição em Cabo Verde, que é o anfitrião do encontro. O secretário-geral da IS, Luís Ayala, é uma das figuras de destaque presentes no evento.

Com o término previsto para sábado, as sessões de trabalho do Comité África da IS irão decorrer no Hotel Vulcão, na cidade Velha. De acordo com o programa divulgado, estarão em análise e debate temas da atualidade mundial, como “O reforço da democracia e das Instituições Democráticas em África” e “Resolver os Conflitos e garantir a paz para assegurar o progresso e o desenvolvimento, em benefício das populações em África”.

Durante a reunião os participantes partilharão informações relativas à situação atual dos seus países de origem e trocarão pontos de vista sobre os avanços, as oportunidades e os desafios da Organização no Continente Africano. Já ao Comité caberá decidir sobre as lideranças para o resto do período em curso.

Com sede em Londres, na Inglaterra, a IS é uma organização internacional que visa a divulgação e implementação do Socialismo Democrático através da união de partidos políticos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas, e da qual o PAICV é membro ativo, tendo também como Vice-Presidente a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, que foi eleita por unanimidade para essa função em julho de 2017. A organização, fundada em 1951, integra atualmente 160 partidos de mais de 100 países do mundo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo