Líder do PAICV, Janira Hopffer Almada

Cabo Verde: Janira abandona presidência do PAICV

A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, decidiu sair da liderança do maior partido da oposição em Cabo Verde. O novo líder interino vai ser escolhido nos próximos dias, estando as eleições marcadas para 19 de dezembro. 

As informações foram avançadas pelo porta-voz do Conselho Nacional, Julião Varela, que expressou o seu voto de louvor à presidente cessante e declarou apoio do PAICV à candidatura presidencial de José Maria Neves. 

Recorde-se que Hopffer Almada já tinha deixado o seu lugar à disposição após a derrota nas eleições legislativas, realizadas a 18 de abril. 

O presidente interino vai ser eleito na reunião da Comissão Política, cabendo a ele orientar a formação política até às eleições internas de dezembro. O Congresso Nacional está marcado para janeiro de 2022. 

“A presidência do partido é uma questão que será tratada na próxima reunião da Comissão Política Nacional. De acordo com os nossos estatutos, deverá haver uma reunião comunicada expressamente para o efeito. Portanto, o Conselho Nacional tomou o conhecimento do pedido de demissão. Caberá agora à Comissão Política resolver esta questão da substituição”, esclareceu Varela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin