Cabo Verde

Cabo Verde: Janira Hopffer Almada faz “balanço positivo” da reunião do CAIS

© PAICV - Partido Africano da Independência de Cabo Verde

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, fez um “balanço positivo” da reunião do Comité África da Internacional Socialista (CAIS), na Cidade Velha, que juntou um número “expressivo de líderes africanos” e que, pela primeira vez, contou com a presença de todos os vice-presidentes da organização.

“Esta presença demonstra, por um lado, um grande respeito por este país [Cabo Verde] e, por outro, um grande reconhecimento do trabalho que o PAICV vem fazendo ao longo dos anos”, declarou a também Vice-Presidente da Internacional Socialista (IS), que foi eleita por unanimidade para essa função em julho de 2017.

Segundo a própria, a IS está “muito empenhada” em projetar os valores da esquerda democrática e progressista, através dos partidos que a integram.

As declarações foram feitas à imprensa no final dos trabalhos do CAIS, que decorreram durante dois dias na Cidade Velha, património mundial da humanidade. “Temos defendido sempre que devemos ter a capacidade e o empenho necessário para construirmos a África que queremos e merecemos e a África com que os africanos sonham”, acrescentou.

Para Hopffer Almada, o encontro contribuiu igualmente para “reforçar os valores” da esquerda democrática e progressista, “sempre pensando na melhoria das condições de vida das pessoas”.

Quando questionada por que razão Cidade Velha foi escolhida para palco desta reunião, disse que tal ficou a dever-se ao facto de se estar em presença do berço da cabo-verdianidade. “Nós devemos partilhar com o mundo aquilo que de bom Cabo Verde tem e, neste caso, o património da humanidade”, sublinhou.

Por sua vez, o secretário-geral da IS, Luis Ayala, partilhou a mesma opinião em relação ao facto de o encontro ter ultrapassado as expectativas iniciais. “Pudemos discutir os desafios que se colocam o continente [africana] em termos de afirmação democrática e das suas estruturas democráticas”, referiu, ajuntando que a questão da paz no mundo, em particular em África, foi igualmente um dos temas abordados no encontro.

Recorde-se que a IS é uma organização internacional que visa a divulgação e implementação do Socialismo Democrático através da união de partidos políticos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas, da qual o PAICV é membro ativo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo