O candidato presidencial José Maria Neves pede que seja feito um “controlo rigoroso” ao processo eleitoral e alerta para possíveis ataques ao sistema digital de contagem dos votos.
O aviso foi feito nesta terça-feira, 12 de outubro, durante declarações dadas aos jornalistas em Pedra Badejo, Santa Cruz, onde esteve em campanha eleitoral. Segundo o político apoiado pelo PAICV, maior partido da oposição em Cabo Verde, em “condições normais” a sua candidatura ganhará as eleições já na primeira volta, marcada para domingo, dia 17.
“A única questão agora é controlar o processo eleitoral, contagem também para ser feita da melhor forma possível. Sabemos que as tecnologias informacionais agora têm muitas fragilidades. Temos de assegurar que não haja ‘hackers’ possíveis que possam entrar no nosso sistema de contagem”, salientou.
Neves aproveitou a ocasião para apelar mais uma vez ao povo cabo-verdiano que vá às urnas, onde poderá votar em consciência. O candidato realçou que se trata de eleições “extremamente importantes” para o país, uma vez que “definem o futuro de Cabo Verde nos próximos 10 a 15 anos”.
Recorde-se que José Maria Neves concorre ao cargo de Presidente da República contra Carlos Veiga, Casimiro de Pina, Fernando Delgado, Gilson Alves, Hélio Sanches e Joaquim Monteiro.