O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, decidiu candidatar-se à Presidência da República. O sufrágio está marcado para 17 de outubro.
A candidatura vai ser apresentada publicamente nesta sexta-feira, 19 de março, na cidade da Praia. Segundo uma fonte da assessoria do político, a apresentação será feita pelo próprio e apenas aos jornalistas, através de uma conferência de imprensa que decorrerá num hotel da Praia.
José Maria Neves já tinha afirmado em 2019 que a hipótese de candidatar-se a Presidente da República era muito forte. No entanto, nessa altura ainda se encontrava em processo de “reflexão”, de acordo com o próprio.
Nessa altura referiu ainda que uma candidatura presidencial no país, “hoje mais do que nunca, é muito exigente”, face aos “desafios atuais”, nacionais e internacionais, mas realçou igualmente que os cabo-verdianos precisam de “um líder da Nação”.
“Uma candidatura presidencial tem de ser suprapartidária, então vai exigir um trabalho mais alargado, mais amplo. Mas estou nesta fase a trabalhar para transformar essa possibilidade numa certeza”, garantiu.
Recorde-se que o atual chefe de Estado de Cabo Verde é Jorge Carlos Fonseca. Uma vez que já cumpriu dois mandatos, não irá candidatar-se novamente este ano. José Maria Neves concorrerá ao cargo com outro ex-primeiro-ministro, Carlos Veiga, ex-dirigente do MpD, partido no poder, e que já apresentou a candidatura presidencial.