Cabo Verde: José Maria Neves candidata-se à Presidência da República

José Maria Neves

O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, decidiu candidatar-se à Presidência da República. O sufrágio está marcado para 17 de outubro. 

A candidatura vai ser apresentada publicamente nesta sexta-feira, 19 de março, na cidade da Praia. Segundo uma fonte da assessoria do político, a apresentação será feita pelo próprio e apenas aos jornalistas, através de uma conferência de imprensa que decorrerá num hotel da Praia.  

José Maria Neves já tinha afirmado em 2019 que a hipótese de candidatar-se a Presidente da República era muito forte. No entanto, nessa altura ainda se encontrava em processo de reflexãode acordo com o próprio. 

Nessa altura referiu ainda que uma candidatura presidencial no país, “hoje mais do que nunca, é muito exigente”, face aos “desafios atuais”, nacionais e internacionais, mas realçou igualmente que os cabo-verdianos precisam de “um líder da Nação”. 

“Uma candidatura presidencial tem de ser suprapartidária, então vai exigir um trabalho mais alargado, mais amplo. Mas estou nesta fase a trabalhar para transformar essa possibilidade numa certeza”garantiu. 

Recorde-se que o atual chefe de Estado de Cabo Verde é Jorge Carlos Fonseca. Uma vez que já cumpriu dois mandatos, não irá candidatar-se novamente este ano. José Maria Neves concorrerá ao cargo com outro ex-primeiro-ministro, Carlos Veiga, ex-dirigente do MpD, partido no poder, e que já apresentou a candidatura presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…