O candidato presidencial José Maria Neves, apoiado pelo PAICV, lidera a sondagem dos favoritos à vitória no sufrágio marcado para domingo, 17 de outubro. O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde (entre 2001 e 2016) continua com uma vantagem significativa sobre o seu rival mais forte, Carlos Veiga, apoiado pelo MpD, que também já foi primeiro-ministro (de 1991 a 2001).
No entanto, a sondagem deixa a dúvida se Neves será eleito à primeira volta, uma vez que o estudo não observou os círculos eleitorais da diáspora. O resultado pode sofrer alterações, já que uma percentagem considerável dos emigrantes (26.8%) ainda tem dúvidas quanto ao sentido do seu voto.
Ainda assim, a sondagem confirma a tendência de outra efetuada no início da campanha, que atribuía a Neves 38.3% das intenções de voto, 7.6 pontos acima de Carlos Veiga, com 30.7%. Esse resultado indicava a necessidade de realizar a segunda volta.
Em terceiro lugar estava o candidato Hélio Sanches, com 1.7% das intenções de voto, mais 0.5% do que Joaquim Monteiro, com 1.2%. Seguiam-se Fernando Delgado (0.6%), Casimiro de Pina (0.5%) e Gilson Alves (0.2%).
One Comment
olá os meus cumprimentos. Queria saber a veracidade desta sondagem. Quem fez ou qual Empresa que fez?