Cabo Verde: Jovens abandonam Chã de Norte devido a desemprego e paralisação da agricultura

Vários jovens estão a deixar Chã de Norte, no interior do Porto Novo, ilha de Santo Antão, devido ao desemprego generalizado e à paralisação de quase um ano da atividade agrícola, optando por viver nas ilhas do Sal e da Boa Vista. Foi o líder desta comunidade, Evanildo Dias, quem avisou sobre o sucedido. 

O sistema de bombagem do furo no local tem estado a sofrer frequentes avarias, o que tem criado sérias dificuldades aos agricultores, na maioria jovens, que, segundo o presidente da associação local, têm abandonado a zona. 

De acordo com os responsáveis municipais, o aumento do desemprego deve-se à situação da seca rigorosa, que está a preocupar o município do Porto Novo. A ilha de Santo Antão já perdeu, nos últimos anos, quase três mil pessoas (a população passou de 42.552 para 39.992 habitantes), o que é considerado “uma séria ameaça” ao futuro da ilha, que apresenta “indicadores que não estão em sintonia com os indicadores nacionais”. 

A problemática do êxodo rural no Porto Novo foi tema de discussão, em finais de dezembro do ano passado, durante a sessão da Assembleia Municipal, uma vez que Chã de Norte terá perdido “dezenas” de moradores nos últimos meses. 

Além dos problemas mencionados, o isolamento da zona também tem sido indicada pelos portonovenses como causa da saída dos jovens do município em direção a outras ilhas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin