Cabo Verde

Cabo Verde: Jovens abandonam Chã de Norte devido a desemprego e paralisação da agricultura

Vários jovens estão a deixar Chã de Norte, no interior do Porto Novo, ilha de Santo Antão, devido ao desemprego generalizado e à paralisação de quase um ano da atividade agrícola, optando por viver nas ilhas do Sal e da Boa Vista. Foi o líder desta comunidade, Evanildo Dias, quem avisou sobre o sucedido. 

O sistema de bombagem do furo no local tem estado a sofrer frequentes avarias, o que tem criado sérias dificuldades aos agricultores, na maioria jovens, que, segundo o presidente da associação local, têm abandonado a zona. 

De acordo com os responsáveis municipais, o aumento do desemprego deve-se à situação da seca rigorosa, que está a preocupar o município do Porto Novo. A ilha de Santo Antão já perdeu, nos últimos anos, quase três mil pessoas (a população passou de 42.552 para 39.992 habitantes), o que é considerado “uma séria ameaça” ao futuro da ilha, que apresenta “indicadores que não estão em sintonia com os indicadores nacionais”. 

A problemática do êxodo rural no Porto Novo foi tema de discussão, em finais de dezembro do ano passado, durante a sessão da Assembleia Municipal, uma vez que Chã de Norte terá perdido “dezenas” de moradores nos últimos meses. 

Além dos problemas mencionados, o isolamento da zona também tem sido indicada pelos portonovenses como causa da saída dos jovens do município em direção a outras ilhas. 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo