Cabo Verde

Cabo Verde: JPAI pede ao Governo que ajude estudantes durante a Covid-19

Presidente da JPAI, Fidel de Pina

A vice-presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Luana Jardim, informou que mais de 30 estudantes encontram-se em situação difícil na ilha de São Vicente, tendo apelado ao Governo para que tome medidas.

Segundo a própria, o setor juvenil é um dos que “mais tem sido afetado” pelas medidas restritivas impostas pelo estado de emergência no país e pelo surto da Covid-19.

“É do conhecimento de todos que o Governo de Cabo Verde anunciou um leque de medidas em que, lamentavelmente, a juventude cabo-verdiana foi omitida e preterida, quando por exemplo temos uma situação globalmente difícil para os estudantes”, declarou na conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira, 25 de maio, no Mindelo.

A representante da JPAI falou sobre haver “mais complexidade” em relação aos estudantes em situação de deslocados das suas ilhas. A juventude partidária, acrescentou, tem vindo a ser contactada todos os dias pela classe estudantil vinda das outras ilhas, havendo mais de 30 só na Boa Vista.

Como tal, alertou o Governo sobre a situação e propôs um pacote de medidas de apoio e de proteção aos estudantes, em especial os ditos deslocados. “O Governo do MpD (Movimento para Democracia) ignorou quase por completo as propostas da JPAI”, criticou.

Por outro lado, saudou o já anunciado apoio de cinco mil escudos (45 euros) aos estudantes que mais precisam, “apesar de ser um valor baixo”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo