Cabo Verde: Líder da UCID avisa Governo de que “quando os governos não atuam, o povo atua”

A UCID partilhou esta quinta-feira, 06 de dezembro, em conferência de imprensa, a opinião de que considera estranhas as declarações do primeiro-ministro cabo-verdiano no que respeita à retoma dos voos da companhia TACV [Transportes Aéreos de Cabo Verde] para São Vicente, tendo o mesmo dito que tal não depende de uma decisão política.

Ulisses Correia e Silva garantiu aos jornalistas na quarta-feira, 05, que é do interesse do executivo que Cabo Verde possa ter uma “boa interligação aérea” a partir das várias ilhas, mas explicou que as linhas irão ser definidas consoante o interesse de viabilidade comercial. “Nós vamos privatizar a TACV e as linhas aéreas serão definidas de acordo com interesse de viabilidade comercial. Não posso antecipar. É do nosso interesse que Cabo Verde possa ter de facto uma boa interligação área a partir das diversas ilhas. Portanto esta não é uma decisão administrativa ou política do Governo”, declarou.

Para o líder da UCID, o Governo continua a injetar dinheiro na TACV. “Estranhamos, na medida em que os TACV são uma companhia de bandeira, é uma companhia que, segundo os dados de 2017, acumula um défice de mais de 14,7 milhões de contos, défice este que será pago por todos os cabo-verdianos, de Santo Antão à Brava, e não havendo possibilidade de uma intervenção política, questionamos então por que razão o Governo estará a injetar nesta companhia montantes avultados, aumentando ainda mais a dívida publica”, afirmou.

António Monteiro deixou um aviso ao executivo através da conferência de imprensa, tendo pedido que o mesmo não deixe que tenha que ser o povo a resolver o problema e acrescentando que o melhor é o Governo retroceder para que sejam realizados os voos para São Vicente. “Temos experiências deste mundo fora em que, quando os governos não atuam, o povo atua com consequências extremamente gravosas para o país e para a economia, daí que gostaríamos de lançar este apelo, para evitarmos que seja o povo a resolver as questões na rua”, salientou.

Sem os voos da TACV, o presidente do partido da oposição considera que os negócios dos operadores turísticos têm vindo a perder a dinâmica desejada. Recorde-se que a companhia aérea Cabo Verde Airlines iniciou desde fevereiro a sua atividade com base operacional na ilha do Sal e deixou de realizar voos internacionais a partir de outros aeroportos internacionais. Recentemente, voltou a retomar os voos internacionais a partir do aeroporto Nelson Mandela, na Cidade da Praia, uma situação que tem sido reclamada também para a ilha de São Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…