A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, afirmou que a ilha de São Nicolau, à semelhança das restantes ilhas cabo-verdianas, encontra-se abandonada e sem investimentos. A observação foi feita depois de ter visitado o local.
Segundo a dirigente do maior partido da oposição em Cabo Verde, não houve “investimentos estruturantes” na ilha durante o mandado do atual Governo. “Vê-se claramente que não há uma visão de desenvolvimento e os setores estratégicos da economia não receberam efetivamente nada de novo, nenhum investimento nesses cinco anos”, disse.
Hopffer Almada estava a falar concretamente dos setores da agricultura, pesca e turismo. A seu ver, estes deveriam merecer maior atenção do Governo, suportado pelo MpD.
“A nível da agricultura, nada de novo. Nem a barragem que poderia ser impermeabilizada para servir todo o vale de Fajã. Na pesca não houve requalificação do cais como foi prometido e a nível de turismo não se pode falar do setor com apenas um voo semanal”, partilhou.
Também o setor da saúde foi mencionado, considerando a dirigente que o mesmo precisa de várias intervenções. “As pessoas ressentem-se da falta de políticas sociais. Veja a situação em que está a saúde, as listas de espera que existem, as consultas de especialidade que escasseiam, as evacuações que são dramáticas”, criticou.
Quanto à habitação, que disse que deveria merecer igualmente mais intervenções, realçou que não tem havido atenção nos últimos cinco anos. “Depois de tanto desdenhar o programa Casa para Todos, herança da governação anterior [do PAICV], este Governo vai chegar ao fim do mandato sem uma visão e sem um programa para habitação em Cabo Verde”, concluiu.