Líder do PAICV, Janira Hopffer Almada

Cabo Verde: Líder do PAICV fala de “machismo feminino” no país

líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, declarou que Cabo Verde já alcançou grandes ganhos” na luta pela igualdade e paridade do género. No entanto, mencionou a existência de “um certo machismo feminino”. 

Recorde-se que a dirigente do maior partido da oposição no arquipélago foi a única mulher que liderou uma formação política nas eleições legislativas de 18 de abril, num total de seis organizações políticas (MpD, PAICV, UCID, PTS, PP e PTS). 

Hopffer Almada considera assim que “o caminho que falta fazer ainda é longo, muito longo!”. Esta observação pode ler-se na página da presidente do PAICV no Facebook, tendo a mesma acrescentado que “a rejeição da mulher em certos cargos não acontece só por parte dos homens! Em Cabo Verde existe um certo machismo feminino”. 

Para a líder, esta realidade não pode ser escondida, “sob pena de o país continuar a ter essa rejeição com o passar dos anos”. Como tal, considera necessário saber-se o que se passa “o quanto antes, a bem das novas gerações”. 

Recorde-se que Janira Hopffer Almada concorreu pelo PAICV pela segunda vez consecutiva nas legislativas, tendo voltado a perder a corrida para o MpD. Depois de ter sabido os resultados, decidiu demitir-se e colocar então o cargo à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

O Turismo de Portugal e o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) de Angola assinaram um Plano de Ação para dinamizar…
Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia começaram a partilhar a partir desta terça-feira, 27 de setembro, estratégias de Defesa e Segurança para o…
Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…
Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…