Cabo Verde

Cabo Verde: Líder do PAICV quer melhor salário para os professores

Janira Hopffer Almada

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Alamada, afirmou nesta quinta-feira, 23 de abril, que a classe docente tem de ser das melhor remuneradas a nível da Administração Pública e pelo Estado.

A posição foi manifestada durante a mensagem alusiva ao Dia do Professor Cabo-verdiano, que “é celebrado num contexto caracterizado pelas dificuldades, mas também potenciador de novos horizontes”.

“Em cada dificuldade existe uma oportunidade, que temos o dever de saber aproveitar. Este dia deve ser motivo de reflexão, em linha com o Dia Mundial do Professor, 5 de Outubro, que, neste ano académico, se celebra-se sob o lema ‘Jovens Professores: o Futuro da Profissão’”, escreveu.

A dirigente lembrou que tem dito sempre que a classe docente deveria receber mais. “Faço isso de forma consciente e responsável, pois entendo que, num País em que todos assumimos, de forma unânime, que o nosso maior ‘recurso’ é, exactamente, o capital humano, defendo que é preciso reforçar a valorização dos que têm a missão de, especialmente, preparar e formar esse mesmo capital humano, ou seja, as mulheres e os homens Cabo-verdianos, do hoje e de amanhã”, continuou.

Para o maior partido da oposição no arquipélago, o ensino à distância, feito durante o estado de emergência para combater a pandemia da Covid-19, deve ser visto principalmente como uma oportunidade que Cabo Verde deve oferecer ao povo e a todos aqueles que queiram aprender e formar-se.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo