O Orçamento do Estado (OE) de 2023 para o setor da Defesa em Cabo Verde é de 1.467.000 contos. Esta quantia representa uma subida de 24,4%, sendo o objetivo reforçar a segurança nacional.
O anúncio foi feito pela ministra da Defesa e ministra da Coesão Territorial nesta quarta-feira, 16 de novembro. Janine Lélis disse-o durante a audição parlamentar, no âmbito da apresentação e discussão na especialidade do OE2023, tendo avançado que que esse montante rondava 1,88% do global do referido orçamento.
“Há um acréscimo de 288 mil contos em relação ao orçamento de 2022, sendo 132 mil contos destinados à aviação militar, para reforço do serviço do patrulhamento aéreo e emergencial, e 46 mil contos para o patrulhamento marítimo”, realçou, citada pela “Inforpress”.
Esclareceu que o aumento visa cumprir e reforçar o programa de segurança nacional, em que se inclui o projeto multinacional de coordenação marítima (Zona G), sediado no país.
“Para garantir o funcionamento deste centro, que se encontra em fase de implementação, há um orçamento de 37 mil contos”, acrescentou, mencionando igualmente que “há ainda, nas Forças Armadas, a construção de enfermarias com centro de instrução militar de São Vicente e a instalação da Autoridade Aeronáutica Militar (…) e pretendemos apresentar ao Parlamento o Código da Justiça Militar”.