Cabo Verde: Medidas de mitigação de crise representam 8.8 milhões de contos e 15% do orçamento de 2022

Olavo Correia, Vice-Primeiro-ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, revelou em conferência de imprensa o balanço da implementação das medidas de mitigação da crise adotadas pelo Governo.

As medidas de mitigação adotadas de forma a estabilizar os preços dos produtos alimentares, do setor de eletricidade e combustíveis e de alargamento da pensão social do regime não contributivo, representam um total de 8.8 milhões de contos, até o final do ano, mais de 15% do Orçamento global de 2022 e mais de 5% de riqueza nacional, informou.

“Já temos até este momento engajado e comprometido, em termos de medidas de políticas públicas nestes setores, mais de 50% deste valor referido. Ou seja, uma receita de mais de 4 milhões de contos comprometidos do ponto de vista de intervenção do Governo”, disse Olavo Correia.

Olavo Correia aponta ainda que “não há boas notícias do lado externo. E nós não podemos esperar facilidades. Temos de ser mais fortes para vencermos todos os desafios com os quais estamos confrontados hoje. Como devem estar informados, o mundo pode estar se aproximando de uma receção global, infelizmente”.

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças revelou que o Governo está a verificar um aumento sincronizado de taxas de juros globais e as ações de políticas monetárias relacionadas provavelmente podem continuar no próximo ano e podem não ser suficientes para trazer a inflação de volta aos níveis vistos antes da pandemia da Covid-19.

 “E este é o contexto com o qual estamos a governar: uma enorme crise internacional, na sequência de uma crise climática forte em Cabo Verde, as secas permanentes, profundas e continuadas; a crise provocada pela Covid-19; os impactos diretos provocados pela guerra na Ucrânia e agora uma possível receção económica no próximo ano” e mesmo assim assevera que o Governo de Cabo Verde tem dado respostas com impactos visivelmente na vida das famílias.

Anícia Cabral – Correspondente

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, acusa a Espanha de “humilhar” e “desacreditar” o país depois de a…
Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram nesta terça-feira, 03 de janeiro, que está em curso a Operação…
Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…