Cabo Verde: Membro do MpD queixa-se de clima de intimidação dentro do partido

O político Cândido Rodrigues, membro do MpD, denunciou publicamente o clima de intimidação interna dentro do partido, através de um vídeo publicado no YouTube no domingo, 31 de outubro. 

Neste âmbito, o ex-dirigente e deputado apelou à realização de uma convenção extraordinária. No vídeo foi relatado o que se passa dentro do MpD e que está a levar a formação política no poder em Cabo Verde para uma profunda crise. 

A situação terá degradado com as eleições presidenciais, realizadas a 17 de outubro, onde o candidato presidencial apoiado pelo MpD, Carlos Veiga, foi derrotado pelo rival do PAICV, José Maria Neves. 

Segundo Cândido Rodrigues, “todos sabem que a situação atual do MpD é altamente crítica”, mas “muitos não conseguem falar por causa do medo”“Hoje temos um partido onde o medo impera. Uma maioria de militantes tem-se sentido extremamente intimidado, sobretudo com a estratégia que a liderança montou por forma em eliminar algumas vozes críticas e refundar o partido. Um sistema que realmente tem trazido vários descontentamentos internos, sobretudo para as pessoas que são militantes fiéis a partido”, denunciou. 

Foram feitas críticas ao presidente da organização política e atual primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva“Lembro-me que a maior preocupação do atual líder do MpD foi mudar o estatuto. Ele criou uma comissão política à sua imagem. Aliás, todas as pessoas que estão na comissão política são pessoas que ele, Ulisses, acha que o seguem religiosamente sem fazer nenhum tipo de oposição”, criticou Cândido Rodrigues no vídeo. 

“O meu apelo vai no sentido de todos os militantes juntarem e exigirem uma convenção extraordinária, sobretudo para mudar a situação atual do MpD. Primeira medida passa por uma nova comissão política e uma nova direção, mas que não sejam escolhidas por Ulisses Correia e Silva, mas sim pela base do partido”, pediu.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu o partido político Aliança Patriótica Nacional (APN), através de uma carta de solicitação da…
Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

O MDM declarou em conferência de imprensa que está aberto à ideia de fazer uma coligação com os restantes partidos…
Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na última semana duas pessoas, Distrito de Namacurra, na província da Zambézia,…
Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

O estado do Espírito Santo, no Brasil, viu duas das suas escolas serem alvo de atentados, no último dia 25…