Cabo Verde: Membro do MpD queixa-se de clima de intimidação dentro do partido

O político Cândido Rodrigues, membro do MpD, denunciou publicamente o clima de intimidação interna dentro do partido, através de um vídeo publicado no YouTube no domingo, 31 de outubro. 

Neste âmbito, o ex-dirigente e deputado apelou à realização de uma convenção extraordinária. No vídeo foi relatado o que se passa dentro do MpD e que está a levar a formação política no poder em Cabo Verde para uma profunda crise. 

A situação terá degradado com as eleições presidenciais, realizadas a 17 de outubro, onde o candidato presidencial apoiado pelo MpD, Carlos Veiga, foi derrotado pelo rival do PAICV, José Maria Neves. 

Segundo Cândido Rodrigues, “todos sabem que a situação atual do MpD é altamente crítica”, mas “muitos não conseguem falar por causa do medo”“Hoje temos um partido onde o medo impera. Uma maioria de militantes tem-se sentido extremamente intimidado, sobretudo com a estratégia que a liderança montou por forma em eliminar algumas vozes críticas e refundar o partido. Um sistema que realmente tem trazido vários descontentamentos internos, sobretudo para as pessoas que são militantes fiéis a partido”, denunciou. 

Foram feitas críticas ao presidente da organização política e atual primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva“Lembro-me que a maior preocupação do atual líder do MpD foi mudar o estatuto. Ele criou uma comissão política à sua imagem. Aliás, todas as pessoas que estão na comissão política são pessoas que ele, Ulisses, acha que o seguem religiosamente sem fazer nenhum tipo de oposição”, criticou Cândido Rodrigues no vídeo. 

“O meu apelo vai no sentido de todos os militantes juntarem e exigirem uma convenção extraordinária, sobretudo para mudar a situação atual do MpD. Primeira medida passa por uma nova comissão política e uma nova direção, mas que não sejam escolhidas por Ulisses Correia e Silva, mas sim pela base do partido”, pediu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

O Governo angolano decidiu aprovar a criação do Fundo Nacional de Emprego em Angola (FUNEA), que já tem disponíveis 25…
Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, informou que o Governo cabo-verdiano quer…
Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

São cerca de sete mil as famílias que estão à beira da fome no distrito de Marromeu, localizado na província de Sofala. …
Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Caros leitores, Junta-se em baixo o exercício de resposta por parte do Escritório do Coordenador residente do Sistema das Nações…