O ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, admite a necessidade de o Governo ter de continuar a trabalhar na reabilitação de mais escolas e na criação de melhores condições no sistema educativo do país.
As declarações foram feitas à imprensa, no âmbito da visita efetuadas às escolas básicas e secundária no concelho de Ribeira Grande de Santiago, no quadro da avaliação do funcionamento do ano letivo 2021/2022 e da preparação do próximo ano letivo.
De acordo com Cruz, as visitas que realizou aos diferentes estabelecimentos de ensino do arquipélago fizeram com que chegasse à conclusão de que as mesmas têm funcionado na normalidade. No município de Ribeira Grande de Santiago as escolas têm funcionado “bem”, realçou, o que contribui para elevar o nível da educação a nível nacional.
“Temos tido parcerias com a câmara municipal, que tem possibilitado transportes escolares que têm funcionado dentro da normalidade. As cantinas escolares funcionam aqui no conselho disponibilizando refeição quente desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade. Os indicadores de aproveitamento escolar apontam no bom sentido, ou seja, estamos a alcançar os resultados não obstante o contexto da Covid-19 em que vivemos”, afirmou, citado pela “Inforpress”.
No entanto, continuou, apesar de nos últimos anos o Governo ter apostado na reabilitação das escolas nos diferentes concelhos, reconheceu a necessidade de continuar a reabilitá-las.
“Não mostramos só aquilo que está bem, mostramos o país real para podermos ter a noção daquilo que é a situação nacional, para podermos mobilizar as parcerias necessárias para continuar a qualificar o sistema de ensino através da reforma curricular que está em curso, reabilitar as escolas para termos um ambiente acolhedor nas escolas, equipar os laboratórios”, concluiu.