Cabo Verde: Ministro da Educação admite necessidade de reabilitar mais escolas

O ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, admite a necessidade de o Governo ter de continuar a trabalhar na reabilitação de mais escolas e na criação de melhores condições no sistema educativo do país. 

As declarações foram feitas à imprensa, no âmbito da visita efetuadas às escolas básicas e secundária no concelho de Ribeira Grande de Santiago, no quadro da avaliação do funcionamento do ano letivo 2021/2022 e da preparação do próximo ano letivo. 

De acordo com Cruz, as visitas que realizou aos diferentes estabelecimentos de ensino do arquipélago fizeram com que chegasse à conclusão de que as mesmas têm funcionado na normalidade. No município de Ribeira Grande de Santiago as escolas têm funcionado “bem”, realçou, o que contribui para elevar o nível da educação a nível nacional. 

“Temos tido parcerias com a câmara municipal, que tem possibilitado transportes escolares que têm funcionado dentro da normalidade. As cantinas escolares funcionam aqui no conselho disponibilizando refeição quente desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade. Os indicadores de aproveitamento escolar apontam no bom sentido, ou seja, estamos a alcançar os resultados não obstante o contexto da Covid-19 em que vivemos”, afirmou, citado pela “Inforpress”. 

No entanto, continuou, apesar de nos últimos anos o Governo ter apostado na reabilitação das escolas nos diferentes concelhos, reconheceu a necessidade de continuar a reabilitá-las. 

“Não mostramos só aquilo que está bem, mostramos o país real para podermos ter a noção daquilo que é a situação nacional, para podermos mobilizar as parcerias necessárias para continuar a qualificar o sistema de ensino através da reforma curricular que está em curso, reabilitar as escolas para termos um ambiente acolhedor nas escolas, equipar os laboratórios”, concluiu. 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…