Cabo Verde: Ministro da Educação admite necessidade de reabilitar mais escolas

O ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, admite a necessidade de o Governo ter de continuar a trabalhar na reabilitação de mais escolas e na criação de melhores condições no sistema educativo do país. 

As declarações foram feitas à imprensa, no âmbito da visita efetuadas às escolas básicas e secundária no concelho de Ribeira Grande de Santiago, no quadro da avaliação do funcionamento do ano letivo 2021/2022 e da preparação do próximo ano letivo. 

De acordo com Cruz, as visitas que realizou aos diferentes estabelecimentos de ensino do arquipélago fizeram com que chegasse à conclusão de que as mesmas têm funcionado na normalidade. No município de Ribeira Grande de Santiago as escolas têm funcionado “bem”, realçou, o que contribui para elevar o nível da educação a nível nacional. 

“Temos tido parcerias com a câmara municipal, que tem possibilitado transportes escolares que têm funcionado dentro da normalidade. As cantinas escolares funcionam aqui no conselho disponibilizando refeição quente desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade. Os indicadores de aproveitamento escolar apontam no bom sentido, ou seja, estamos a alcançar os resultados não obstante o contexto da Covid-19 em que vivemos”, afirmou, citado pela “Inforpress”. 

No entanto, continuou, apesar de nos últimos anos o Governo ter apostado na reabilitação das escolas nos diferentes concelhos, reconheceu a necessidade de continuar a reabilitá-las. 

“Não mostramos só aquilo que está bem, mostramos o país real para podermos ter a noção daquilo que é a situação nacional, para podermos mobilizar as parcerias necessárias para continuar a qualificar o sistema de ensino através da reforma curricular que está em curso, reabilitar as escolas para termos um ambiente acolhedor nas escolas, equipar os laboratórios”, concluiu. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné-Equatorial diz que ratifica Acordo de Mobilidade da CPLP até maio

Guiné-Equatorial diz que ratifica Acordo de Mobilidade da CPLP até maio

As autoridades da Guiné-Equatorial comprometeu-se a ratificar o Acordo de Mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) até maio,…
Guiné-Bissau: Acção da Polícia na sede do PAIGC causa 3 feridos graves

Guiné-Bissau: Acção da Polícia na sede do PAIGC causa 3 feridos graves

Após um juiz ter impedido a realização do Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde…
Timor-Leste e Austrália analisam cooperação em segurança marítima

Timor-Leste e Austrália analisam cooperação em segurança marítima

O ministro da Defesa de Timor-Leste, Filomeno Paixão, e o Embaixador australiano no país, William Costello, debateram a cooperação na…
Angola mantém aposta na diplomacia económica

Angola mantém aposta na diplomacia económica

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reiterou a aposta do Governo na promoção da diplomacia económica. O…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin