O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, afirmou que em toda a história do arquipélago nunca houve tanta transparência na gestão das Finanças Públicas e nas Contas do Estado.
As declarações foram feitas pelo também vice-primeiro-ministro através da página pessoal do Facebook, tendo esta sido uma reação à conferência de imprensa realizada recentemente pelo PAICV. O maior partido da oposição no país disse que Cabo Verde estava a atravessar “um dos piores momentos” da sua história em transparência e prestação de contas por culpa do Governo.
Como tal, Olavo Correia garantiu que o atual Governo “não tem contas em atraso” e que o mesmo “tem cumprido” com as suas obrigações nos prazos legalmente instituídos. O exemplo dado foi o portal do Ministério das Finança, bem como os ofícios remetidos à Assembleia Nacional, onde constam os dados em questão.
“As Contas do Estado relativas aos anos 2016, 2017 e 2018, bem como as Contas Provisórias de 2019, foram entregues à Assembleia Nacional, cumprindo os prazos legais. As Contas definitivas de 2019 serão entregues antes de 31 de dezembro do corrente ano, prazo limite fixado por lei”, partilhou ainda.
Além das contas trimestrais e anuais legalmente instituídas, prosseguiu, as contas mensais foram publicadas com regularidade no portal do Ministério das Finanças.